Quais são os melhores vinhos para comprar no Chile?

  •  
melhores vinhos para comprar no Chile

Todo amante desta incrível bebida ou mesmo iniciante dessa paixão, já ouviu falar ou provou um vinho chileno. Eles são encontrados facilmente aqui no Brasil e tem como maior atrativo o seu custo x benefício. Dentro deste competitivo mercado, este país se destaca por produzir rótulos de boa qualidade e com preços acessíveis. Você sabe quais são os melhores vinhos para comprar no Chile?

Os vinhos chilenos vem conquistando o seu espaço no cenário mundial com grandes vitivinícolas, rompendo estereótipos. O país investe em novas tecnologias e em políticas de baixos impostos, fatores que tornam o valor do produto final tão atrativo.

O Chile se enquadra entre os produtores de vinho do Novo Mundo, denominação dos países produtores fora do velho continente (Europa). Vinícolas de locais como Nova Zelândia, Argentina, Estados Unidos, Líbano, Brasil e outras regiões fazem parte desta classificação.

É importante saber quais são os melhores vinhos para comprar no Chile, já que o país tem ampliado a sua produção, ocupando o nono lugar no ranking mundial, e também é um dos destinos mais procurados por brasileiros.

As vinícolas do Chile produzem excelentes rótulos, que agrada a paladares dos mais sofisticados aos iniciantes no assunto. Você prefere seco ou suave?Tinto ou branco? Lá tem boas opções para todo mundo!

Quais são as principais regiões produtoras de vinho no Chile?

Antes de revelar quais são os melhores vinhos para comprar no Chile, que tal aprender sobre as regiões produtoras? Se você está planejando férias ou apenas uma viagem rápida a Santiago ou outra cidade, precisa destinar um tempo para conhecer algumas de suas vinícolas, degustar os seus vinhos e contemplar suas belas paisagens, que são de tirar o fôlego.

No Chile, o Valle Central, é uma das maiores zonas produtoras. A região é composta por quatro pequenos vales:

  • Maipo
  • Curicó
  • Rapel
  • Maule

Cada uma dessas sub-regiões possui características distintas, com diferenças de temperatura e altitude. Por isso, conseguem cultivar uma variedade de uvas (castas), cada uma no terroir em que se adaptou melhor.]

Além do Vale Central, o Chile ainda conta com mais cinco importantes regiões vinícolas:

  • Aconcágua: situada entre o litoral e a cordilheira da costa. Engloba o Valle de Aconcágua, Casablanca e San Antonio (onde fica Leyda)
  • Atacama: Situado ao norte. Região vinícola está na área administrativa. Engloba o Valle de Copiapó e del Huasco
  • Austral: Situada ao extremo Sul. A região vinícola estende-se entre a área administrativa de Araucania. Engloba o Valle del Cautin e del Osorno
  • Coquimbo: Situada ao norte. Engloba o Valle de Elqui, Limari e Choapa
  • Sul: Situada ao sul. Engloba 3 sub-regiões Valle de Bio Bio, Malleco e o Del Itata

Com toda essa diversidade de terroir, o país consegue produzir habilmente uma variedade de castas e bebidas incríveis que vão aguçar o paladar dos mais exigentes amantes de vinho.

Quais são as principais uvas dos vinhos chilenos?

Tem gente que adora a Merlot, outros são amantes da Malbec. Existem ainda os paladares que preferem os vinhos Cabernet. No Chile, tem opção para todos! Vai sair de férias? Prepare já sua listinha de compras.

Quando se tratar do cultivo de parreiras, o Chile é um país privilegiado pelo seu clima e localização geográfica.

Suas regiões mais extremas são protegidas por barreiras naturais. A Cordilheira dos Andes, a leste, Oceano Pacífico e a fria Corrente de Humboldt, a oeste, a Patagônia, ao sul e o Deserto do Atacama ao norte, juntas elas formam essa proteção territorial.

Essas barreiras são grandes aliadas dos vinhateiros (os famosos donos dos vinhedos). Elas preservam as temperaturas em equilíbrio e protegem suas parreiras contra doenças e proliferação de pragas, evitando que se repita o que aconteceu no caso filoxera, que infestou vários vinhedos europeus no século XIX.

Um outro fator que auxiliar a produção de vinhos no Chile é a influência da fria corrente marítima de Humboldt e das brisas frescas que descem das montanhas. Esta combinação torna o ambiente perfeito para o cultivo de determinadas uvas.

Aspectos geo-climáticos, como já dito, permitem o cultivo de várias castas, durante todo o ano. O que nos possibilita saborear uma diversidade de vinhos chilenos. Quer saber quais são as uvas produzidas no Chile? Confira a seguir!

melhores vinhos para comprar no Chile (1)
melhores vinhos para comprar no Chile

Principais variedades de uvas tintas

Se você está procurando entender quais são os melhores vinhos para comprar no Chile, com certeza, a sua lista vai ter algum Cabernet.

Entre os destaque das uvas tintas produzidas no Chile temos a Cabernet Sauvignon, responsável por alguns dos vinhos mais premiados, seguida Merlot, Syrah e Pinot Noir.

Não podemos deixar de destacar a emblemática Carmènére, utilizada na fabricação de vinhos classificados como premium. Durante anos, essa uva foi considerada extinta por uma praga que dizimou vários vinhedos no continente europeu.

Em 1994 foi redescoberta, em vinhedos de Merlot, no Chile, durante um congresso internacional de viticultura.

Além das uvas já citadas, existem também vinhos chilenos produzidos com Cabernet Franc, Malbec, Carignan, Cinsault, Petit Verdot.

Principais variedades de uvas brancas

A uva branca não é cultivada na mesma escala das tintas no Chile, contudo o país conta com uma boa variedade.

A Sauvignon Blanc é a casta branca mais produzida lá. Os vinhos fabricados por esta uva possuem notas de limão, pêssego e toranja, além de serem conhecidos por seu estilo mais maduro e final prolongado.

A Chardonnay é uma outra variedade importante de uva branca cultivada na região. Por ter uma grande capacidade aromática, a bebida tem características distintas de acordo com o terroir que for produzida.

O vinho chileno desenvolvido com a Chardonnay tem toques minerais de abacaxi, pêssego e limão.

Outras variedades de uvas brancas produzidas no Chile e que merecem destaque são a Moscatel de Alexandria, Riesling, Viognier, Gewürztraminer, Sémillon.

Casablanca, San Antonio e Leyda Valley, são regiões que se destacam na produção destas vinheiras. Preferes vinhos brancos? Que tal colocar alguns rótulos na sua lista de compras?

melhores vinhos para comprar no Chile (1)
melhores vinhos para comprar no Chile

Quais são os melhores vinhos para comprar no Chile?

Fala sobre quais são os melhores vinhos para comprar no Chile, de certa forma é subjetivo. Você pode ser um amante dos suaves (adocicados), preferir os rótulos secos, desejar os espumantes, rosés ou os mais marcantes e amadeirados. Mas como escolher qual comprar?

Se não é um profundo conhecedor, o ideal é que você saiba o que agrada o seu paladar.

Visite clubes de vinhos ou vinícolas e tente apreciar o máximo de variedades possíveis, isso vai permitir que você entenda um pouco sobre os diversos rótulos, as possibilidades de harmonização e também identificar quais as suas uvas prediletas.

A partir daí vai ficar mais fácil você se guiar pela lista que apresentaremos quais são os melhores vinhos para comprar no Chile e abastecer sua adega. Detalhe, eles também são boas opções para presentear. Fica a dica!

Matetic, Corralillo Carmenère, Vale de Colchagua, 2016

Este vinho chileno é apimentado, tem um toque de tabaco, vibrante e envolvente. Ideal para acompanhar carne vermelha, massas, cordeiro e aves.

Viña Ventisquero, Herú Pinot Noir, Vale de Casablanca, 2015

É diferente e ousado. Herú é um dos melhores vinhos chilenos frutados, com aromas e sabores refinados, possui acidez natural e cor vermelho rubi profundo. Funciona bem com todos os tipos de pratos.

Leyda, Neblina Riesling, Vale de Leyda, 2015

Vinho branco, Riesling seco, com aromas minerais e sabor gustativo com toque de carambola, graviola e lima da pérsia. Ideal para acompanhar tempurá, comida baiana, carne suína, fondue de queijo e escondidinho de carne seca.

Lapostolle, Vigno Carignan, Vale do Maule, 2016

Ele tem aromas florais vívidos e silvestres e um perfil de sabor mais denso. Gosta de novas experiências? Se a resposta for sim, adicione já na sua lista sobre quais são os melhores vinhos para comprar no Chile.

Viña Ribera del Lago, Laberinto Las Cenizas Sauvignon Blanc, Vale do Maule, 2018

Vinho branco com aromas delicados de frutas tropicais, notas vegetais e cítrica. Perfeito para acompanhar risoto de camarão, moqueca e frutos do mar. Uma delícia!

Aresti, Trisquel Série Altitud 1,245 Merlot, Curico Valley, 2016

Vinho tinto de equilíbrio tenso, refinado e refrescante. Harmoniza bem com carnes e queijos fortes.

Viña Ventisquero, Vertice, Apalta, Vale de Colchagua, 2015

Este vinho tinto chileno foi premiado no Decanter World Wine Awards, 2017, com a medalha de prata. Ele é resultado da mistura das uvas Carmènére e Syrah. Frutas escuras densas, elegantemente agridoces e saboroso tempero amadeirado. É perfeito para ser apreciado com carne bovina ou de veado.

Veramonte, Ritual Chardonnay, Vale de Casablanca, 2017

Mais um vinho branco na lista dos melhores para comprar no Chile. Ele é tropical e equilibrado. Harmoniza muito bem com carnes brancas.

Aquitania, Sol de Sol Pinot Noir, Vale do Malleco, 2012

Este tinto, é encorpado, de cor rubi médio. Levemente defumado, frutas negras e notas herbáceas. Com acidez viva e longo final. Ideal para acompanhar pratos refinados como codornas, pombo ou aquela tradicional torta de frango. .

Morande, Gran Reserva Sauvignon Blanc, Vale de Casablanca, 2018

Este é um vinho chileno de estrutura cítrica com tons complexos de fumaça, madeira e minerais. Harmoniza bem com saladas e legumes.

Vinha Ventisquero, Kalfu Kuda Pinot Noir, Vale de Leyda, 2017

Este Pinot Noir tem aroma com notas profundas de cereja negra e folhas secas. A passagem pelo carvalho o deixa com maior complexidade, evocando nuances de especiarias e baunilha. É um vinho chileno que harmoniza bem com carnes brancas e massa ao molho de tomate.

Veramonte, Ritual Pinot Noir, Vale de Casablanca, 2016

Mais um Pinot Noir que aparece quando pesquisamos quais são os melhores vinhos para comprar no Chile. Ele tem aromas frutados frescos e generosos de cerejas e framboesas. É refrescante e suculento com um corpo médio. Harmoniza com frango e peru.

Casa Silva, Costa Fresca Sauvignon Gris, Paredones, 2017

Este chileno tem aroma intenso com notas florais, limão, pera, abacaxi e folhas de louro. É uma bebida com acidez marcante e final balanceado e floral. Harmoniza com linguado grelhado e saladas verdes.

De Martino, Vigno, Vale do Maule, 2016

Este delicioso tinto faz parte do projeto ‘VIGNO Vignadores del Carignan’ do Chile. É refrescante, de frutos escuros e delicadamente rústico. Harmoniza com carne bovina e veado.

Morandé, Gran Reserva Pinot Noir, Vale de Casablanca, 2017

Se você aprecia o Pinot Noir, deve acrescentar este Morandé a sua lista. Tinto, leve e perfumado, com aroma de framboesas, morangos, cerejas frescas e flores. Harmonizar com carnes brancas.

Morandé, um a um Gewurztraminer Reserva, Vale Casablanca, 2018

Gewurztraminer é considerada uma das uvas mais excêntricas do mundo, o que torna este vinho branco único. Com aromas de melão, casca de laranja, jasmim, rosas brancas, lichia e amêndoas, ele consegue ser refrescante e consistente ao mesmo tempo.

Se ainda não conhece esta uva, está na hora de descobri-la. Harmoniza com ceviche de linguado e também com falafel.

Caliterra, Malbec Pétreo Tributo, Vale de Colchagua, 2015

Se você gosta de Malbec, este é outro vinho chileno que não pode faltar na sua lista dos melhores para comprar. Ele tem coloração rubi intensa e aromas de frutas do bosque, flores, ervas, especiarias (pimenta preta) e minerais, além de ter uma estrutura média. É uma bebida ideal para ser apreciada com um bom churrasco.

Bodegas RE Pinotel, Vale Casablanca, 2017

Estava sentindo falta de um rosé na nossa listinha dos melhores vinhos para comprar no Chile? Que tal experimentar este que tem um tom alaranjado. Originado da mistura de Pinot Noir com Moscatel, este vinho mostra aromas de sândalo e morangos. Harmoniza com queijos maturados, talharim à carbonara ou salada de carpaccio

Valdivieso Cuvée Blanc de Blancs, Bío Bío, 2014

Considerado pelo enólogo Tim Atkin, um dos melhores espumantes chilenos de 2019. Possui aromas de maça verde e vermelha.

Sweet Raquel Late Harvest, Torreón de Paredes, Cachapoal, 2015

Para finalizar nossa lista dos melhores vinhos para comprar no Chile, este é para você que adora uma bebida mais suave. Ele tem notas de laranja cristalizadas e mel, de paladar untuoso e com um final longo. A doçura empresta a esta bebida uma excelente estrutura.

Você pode conferir acima uma relação com os 20 melhores vinhos para comprar no Chile. Aproveite!

melhores vinhos para comprar no Chile (1)
melhores vinhos para comprar no Chile

Olha, se ainda não definiu o seu destino, vá ao Chile!

A região certamente conta com vários atrativos culturais e turísticos, ideais para celebrações, aniversários, lua de mel ou apenas uma viagem de lazer. E nessa trip lógico que você vai aproveitar para experimentar algum vinho dessa relação que apresentamos acima, certo?

Fique atento. A receita federal limita a quantidade que você pode trazer ao Brasil em sua bagagem. São permitidos 12 litros de bebidas, o que dá, mais ou menos, 16 garrafas de vinho.

Caso queira montar sua própria lista, tente incluir aqueles denominados como reserva ou gran reserva, que são mais caros aqui no Brasil. Algumas ofertas de vinho que você encontrará em mercados não valem a pena. Podem ser bebidas que já são encontradas com valor bem acessível por aqui. Não vale gastar a sua cota com elas.

Se tiver uma oportunidade de ir a uma importadora de vinhos aqui no Brasil, aproveite para levar um destes rótulos para casa para saborear e completar a sua adega.

Abaixo seguem algumas empresas parceiras do Intercâmbio Cultural. Ao fazer qualquer compra ou reserva com elas nós recebemos uma pequena comissão e assim continuamos a executar o nosso trabalho com muita qualidade.

Cupom de 10% de desconto na sua primeira compra no Submarino aqui >> VEM10

Participe, deixe seu comentário, gostaria de saber mais detalhes sobre algum rótulo em especial? Se tiver mais dicas sobre quais são os melhores vinhos para comprar no Chile para os nossos leitores, deixe abaixo a sua opinião.

Além de descobrir quais são os melhores vinhos para comprar no Chile, veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *