Como tirar o primeiro passaporte brasileiro?

  •  
Como tirar o primeiro passaporte brasileiro

Faz tempo que você planeja aquela viagem especial para fora do Brasil, já economizou, montou o roteiro, mas ainda não sabe como tirar o primeiro passaporte brasileiro? Calma, é fácil, basta seguir alguns passos que vamos mostrar.

Independente de qual seja o motivo da sua viagem: intercâmbio cultura, negócios no exterior, cruzeiro, compras ou mesmo turismo religioso, por exemplo, em muitas situações será necessário levar o passaporte brasileiro.

Se você chegou a este nosso texto é justamente por causa da sua dúvida sobre como tirar o primeiro passaporte brasileiro e quais são os documentos necessários, estou certo?

Tenha todas as informações para conseguir o seu documento e ter uma viagem incrível.

Todo cidadão brasileiro, ao viajar ao exterior, necessita da apresentação do passaporte para a entrada e saída do país. Para obter esse documento é realizado um processo muito simples junto à Polícia Federal.

De forma bem resumida, para tirar o primeiro passaporte será necessário fazer um cadastro, pagar a taxa de emissão e apresentar uma série de documentos.

Para facilitar a vida de quem quer saber como tirar o primeiro passaporte brasileiro, elaboramos um manual rápido que vai descomplicar o processo. Basta ficar atento e se programar para sua próxima viagem internacional.

Quem emite o passaporte e por onde devo começar?

O órgão responsável pela emissão do passaporte é a Polícia Federal. O primeiro passo é entrar no site oficial e clicar no link passaporte para preencher o formulário de requerimento.

O próximo passo é conferir toda a documentação exigida para o pedido de emissão do passaporte.

Quais os documentos são necessários para tirar o primeiro passaporte brasileiro?

Segundo as instruções da Polícia Federal é importante primeiramente estar atento as seguintes condições:

  • ser BRASILEIRO
  • ter-se alistado eleitor, quando obrigatório
  • ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva
  • se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório
  • não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça

Os documentos exigidos para tirar o passaporte são:

  • Documento de identificação – com foto e recentes, com validade e atualizados: RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho ou carteira funcional.

No caso de pessoas que tiveram o nome alterado por casamento ou divórcio, devem ser apresentadas as certidões de casamento devidamente atualizadas.

  • Título de eleitor e comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição

Antes de tirar o primeiro passaporte brasileiro é importante saber se sua situação esta regular com a justiça eleitoral. Caso você tenha dúvidas ou não tenha votado ou justificado nas últimas eleições, deve entrar no site do TSE para regularizar sua pendência.

  • Os requerentes do sexo masculina devem estar quites com o serviço militar e apresentar a reservista
  • CPF

No caso de menores de 18 anos, o requerimento para tirar o primeiro passaporte brasileiro deve ser preenchido pelo responsável, que deve anexar uma série de documentos específicos.

Após o preenchimento correto do formulário, será gerada uma guia para pagamento. A GRU deve ser paga até a data limite informada. O não pagamento anula todo o processo, portanto fique atento aos prazos.

Com o preenchimento finalizado e o pagamento da GRU você deve realizar o agendamento de uma data para comparecer à Polícia Federal mais perto da sua casa.

No site, com o número do seu protocolo, você pode escolher um dia e horário. Terá também que levar toda a documentação requerida e também o comprovante de pagamento da GRU.

Uma dica importante! Você deve levar todos os documentos originais e tente chegar dez minutos mais cedo do horário marcado.

O processo de como tirar o primeiro passaporte brasileiro é simples, mas exige atenção e programação. Organize os documentos em uma pasta para facilitar seu atendimento na Polícia Federal.

No dia marcado, você terá uma espécie de entrevista, onde deve apresentar os documentos, tirar uma foto e suas impressões digitais. O passaporte fica pronto cerca de 15 dias depois.

Novamente, cuidado com o prazo. Você deve retirar seu documento pessoalmente, na Polícia Federal, em até 90 dias. Depois desse período ele é cancelado.

Fazer o pedido do primeiro passaporte brasileiro é muito simples. Basta ficar atento à documentação e as normas da Polícia Federal.

Validade do passaporte brasileiro

O passaporte brasileiro tem duração de até 10 anos, mas em alguns casos a validade é reduzida. Entenda:

  • Menores de 1 ano – válido por 1 ano
  • Menores de 2 anos – válido por 2 anos
  • Menores de 3 anos – válido por 3 anos
  • Menores de 4 anos – válido por 4 anos
  • 4 a 17 anos – válido por 5 anos
  • 18 anos ou mais – válido por 10 anos

Siga essas dicas e terá o seu primeiro passaporte brasileiro de forma rápida e tranquila.

Já decidiu qual o seu próximo destino? Qual o tipo de viagem que você mais curte? Comente com a gente, estamos curiosos!

Além de entender como tirar o primeiro passaporte brasileiro, veja aqui uma relação das cidades mais baratas do mundo.

Se você acha que este guia que explica em detalhes como tirar o primeiro passaporte brasileiro possa ser útil para algum amigo, compartilhe com ele agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *