Qual a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses?

  •  
Quer saber quando visitar os Lençóis Maranhenses? Junho e julho

O Nordeste é um dos destinos mais procurados por turistas por sua beleza e diversidade ambiental, além de paisagens paradisíacas que enchem os olhos de quem visita o lugar. Mas qual é a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica a 250 quilômetros da cidade de São Luís, capital do estado. O espaço ocupa uma área de 155 mil hectares e tem, em suas proximidades, locais como:

  • Barreirinhas
  • Santo Amaro
  • Atins
Quer saber quando visitar os Lençóis Maranhenses? Junho e julho

Como chegar aos Lençóis Maranhenses?

Para chegar até lá, a maneira mais fácil é pegar um voo até o Aeroporto Internacional de São Luís e depois seguir por via  terrestre até as cidades escolhidas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Os Lençóis representam um paraíso escondido no coração Nordeste brasileiro. A paisagem única é composta por dunas de areia que se movimentam de acordo com o vento e mudam constantemente de lugar. Com isso, formam-se lagoas com a água retida da chuva.

Justamente pela necessidade da água da chuva é que você precisa descobrir qual é a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Qual é a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses?

A região tem duas estações bem características que se destacam ao longo do ano: chuvosa e seca. O melhor momento para visitar os Lençóis é logo após a estação chuvosa e no comecinho da seca, entre os meses de julho e setembro.

Nesse período, as lagoas atingem o seu nível máximo e as chuvas, que costumam ser fortes e diárias, dão uma trégua. As lagoas viram lindas piscinas, perfeitas para banho e para o desfrute dos turistas ávidos por conhecer os Lençóis Maranhenses e se deliciar nas águas mornas entre as dunas.

O ciclo das águas ocorre de maneira regular nos Lençóis Maranhenses e dificilmente existem mudanças. No primeiro semestre, as chuvas constantes e fortes enchem as lagoas. No segundo semestre, o sol forte seca elas, deixando apenas as dunas e poucas águas.

Para aproveitar a visita aos Lençóis Maranhenses e conhecer o que tem de mais bonito, você precisa ir no no início da época seca, antes que as lagoas evaporem.

Abaixo preparamos um pequeno guia explicando os benefícios que você vai encontrar ao conhecer os Lençóis Maranhenses em diversas épocas do ano. Fique de olho no calendário e planeje sua próxima viagem

Visitar os Lençóis Maranhenses entre julho e setembro

Esse é o melhor período para vir aos Lençóis Maranhenses. Mas é bom lembrar que o destino oferece uma variedade de atrações distintas e pode ser visitado durante todo o ano. E mesmo as lagoas não estando completamente cheias, o turista ainda pode se banhar em praias e rios que cercam a região.

Após o termino do período chuvoso, todas as lagoas e rios da região estão com o nível máximo de água, proporcionando a quem visita o local a oportunidade de admirar os cenários dos Lençóis Maranhenses da melhor forma possível

Visitar os Lençóis Maranhenses entre setembro e outubro / fevereiro a abril

Essa é a estação seca, e quando ela se aproxima, as lagoas passam a secar devido a ação do sol e do vento. Neste período, as piscinas naturais não estão tão cheias, mas possibilitam ainda a oportunidade de recreação, só que um pouco mais limitada.

A paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses começa a mudar, as lagoas diminuem de tamanho e profundidade e aumenta a presença de algas e vegetação aquática, ou seja, a água já não esta tão cristalina e abundante.

Visitar os Lençóis Maranhenses entre novembro a janeiro

A época menos aconselhável para conhecer os Lençóis Maranhenses é entre os meses de novembro a janeiro. Com o sol escaldante e no auge do verão, a maioria das lagoas estão completamente secas e os rios estão com o nível baixo de água.

Neste período, a recreação na água dos Lençóis Maranhenses é possível apenas nas lagoas permanentes por seu extenso comprimento, como a do Peixe e a da Esperança.

Se você for nessa época aos Lençóis Maranhenses, uma dica é aproveitar os passeios de praia, como Caburé e Atins. São passeios bem legais e com visuais deslumbrantes, mas não sem a presença imponente e incrível das lagoas em meio ao parque.

Quer saber quando visitar os Lençóis Maranhenses? Junho e julho

Fique atento ao clima!

Vale lembrar que a temperatura no Brasil está em constante mudança e as chuvas podem variar a cada ano. Algumas agências de turismo local e órgãos do governo, como a ICMBIO, podem passar a informação e confirmar as temporadas de chuvas para a época escolhida.

Uma última dica é programar a viagem aos Lençóis Maranhenses para a época de São João, onde ocorrem as tradicionais festas juninas nordestinas, na segunda quinzena do mês de junho.

Além de visitar as lagoas você também pode aproveitar a festa famosa da capital São Luis e desfrutar de um roteiro completo de diversão em sua ida aos Lençóis Maranhenses.

Gostou da ideia de descobrir esse cenário encantador? Agora que você já sabe qual a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses, é só fazer a mala e aproveitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *