Quais são as melhores agências de intercâmbio? Como escolher as confiáveis para trabalho ou estudo?

Quais são as melhores agências de intercâmbio

Planejar uma viagem é uma atividade que divide as pessoas: se há quem adore fazer, há também quem se irrite e se confunda com tanta informação. E, em se tratando de um intercâmbio, a questão fica ainda mais complicada, pois há alguns critérios que precisam ser seguidos para que a viagem dê certo.

Felizmente, o processo de planejamento de um intercâmbio não precisa ser uma tarefa extensa e complicada feita a apenas duas mãos. Você pode contar com a ajuda de agências de intercâmbio, cuja expertise é justamente em organizar viagens desse tipo a fim de evitar imprevistos tornar essa sua experiência um dos momentos mais marcantes da sua vida.

Contudo, para que possa realmente contar com um bom auxílio, é preciso saber quais são as melhores agências de intercâmbio, que tipos de detalhes elas podem resolver para você e qual delas atende a viajantes com o seu perfil.

Preparado para escolher? Então boa leitura e boa viagem!

Como é o perfil do viajante adequado para agências de intercâmbio?

Antes de conhecer as melhores agências de intercâmbio e saber como identificá-las, é importante que você descubra se é o perfil de viajante adequado para elas.

Isso porque, por melhor que uma agência seja, se esse não for o seu perfil, você não se sentirá confortável em deixar o trabalho da organização da sua viagem nas mãos dela, e acabará tendo uma experiência desagradável.

Por exemplo, se você é o tipo de viajante que não costuma ter pressa para resolver as coisas, tem dificuldades em criar um planejamento específico e só quando chega ao destino da viagem começa a pensar no que fazer, contar com a ajuda de uma agência de intercâmbio não é apenas aconselhável, mas praticamente essencial.

Tendo esse perfil, será muito importante para você escutar as indicações da agência para estruturar seu intercâmbio e tê-los também como intermediários para alguns processos.

Se você for uma pessoa que gosta de criar seus roteiros e de estudar as formas de fazer as coisas no seu destino antes de chegar lá, talvez não precise deixar tudo nas mãos da agência.

Contudo, é importante que você tenha em mente que, muitas vezes, elas já possuem contatos que facilitam muito a realização de certos processos do intercâmbio, como visto de estudante, desconto em acomodações, passagens e nos custos relacionados aos cursos etc. Por isso, deixe a parte mais burocrática com a agência e concentre-se naquilo que é mais voltado aos momentos de lazer.

Por fim, se você é o tipo de pessoa que gosta de controlar todos os passos e processos da sua viagem, sente necessidade de decidir sobre cada aspecto do destino e tem experiência em resolver burocracias e problemas, talvez possa optar por não viajar com uma agência de intercâmbio.

Entretanto, saiba que você terá muito mais trabalho em organizar toda a sua viagem, e talvez esbarre em questões para as quais não vai encontrar a resposta sozinho tão facilmente. Além disso, sem os descontos que só essas empresas conseguem, pode ser que sua tudo não saia mais barato em comparação com o que a agência poderia te oferecer.

Viajar com agência de intercâmbio vale a pena?

Essa é uma pergunta que depende bastante do seu perfil de viajante. Por isso, listamos a seguir algumas das vantagens e desvantagens de viajar com ajuda das melhores agências de intercâmbio:

Vantagens

  • Você pode escolher o melhor programa conforme sua condição financeira e/ou as suas necessidades;
  • Você tem mais comodidade e é orientado por um consultor com experiência no tema, o que ajuda a economizar bastante tempo;
  • Você tem mais segurança e flexibilidade para pagar, e é possível parcelar;
  • A agência resolverá todas burocracias necessárias para você;
  • Se a agência for do Brasil, você estará coberto pelas leis do nosso país.

Desvantagens

  • Você fica limitado às opções das escolas com as quais as agências trabalham;
  • Há uma taxa paga pela assessoria da agência;
  • É possível que a cobrança em relação ao curso seja maior do que o real preço quando comprado diretamente da escola.

10 critérios para escolher as melhores agências de intercâmbio

Para fazer uma boa escolha e optar pelas melhores agências de intercâmbio, alguns critérios devem fazer parte da sua análise. Abaixo, listamos os principais deles:

1. Acesse as redes sociais das agências que está pesquisando

Atualmente, mesmo a empresa que mais invista em propaganda não poderá fugir das reações negativas em seus perfis sociais se tiver um serviço ruim. Sendo assim, acesse as redes sociais das agências (se elas não tiverem, já é um mau sinal) e veja os comentários e depoimentos deixados por antigos clientes, analise como foi o atendimento, o serviço etc.

2. Conheça o site da agência

Uma empresa que se preocupa em criar um site bem feito e profissional provavelmente também tem essa preocupação com seu atendimento e serviço.

Além disso, um site funcional, onde é fácil de encontrar o curso que procura e que tenha ferramenta de busca por cidades, países, idiomas e tipo de formação também tem mais chances de ser de uma agência com profissionalismo. Outro aspecto importante é notar se o site tem depoimentos reais de quem já usou o serviço deles.

Veja a seguir o depoimento de alguns intercambistas que usaram o serviço da Descubra o Mundo:

3. Analise formas de pagamento e preços

Nem todas as melhores agências de intercâmbio são as mais caras. Contudo, empresas que cobram muito pouco e prometem muito são um sinal de alerta; fuja delas. Priorize o custo-benefício. Também analise as formas de pagamento e veja se o que a empresa oferece é adequado para você.

4. Avalie o número de escolas credenciadas

O número de escolas credenciadas é um importante indicativo de agências de intercâmbio confiáveis. As melhores costumam ter um grande número, algo em torno de 200 instituições.

5. Busque indicações e agências especializadas

O marketing boca a boca ainda costuma ser uma importante ferramenta para encontrar agências de intercâmbio confiáveis. Converse com pessoas que já fizeram intercâmbio e pergunte se indicam a empresa que contrataram. Procure na internet e nas redes sociais qual é a opinião geral sobre determinado local e como costuma atender e resolver seus problemas.

Além disso, agências especializadas em intercâmbio costumam ser as melhores escolhas, já que trabalham com foco nisso. Com elas será muito mais fácil encontrar profissionais preparados para atender a todas as necessidades do intercambista.

Por exemplo, existem diferenças entre intercâmbios de estudo, de trabalho e intercâmbio de trabalho e estudo. No primeiro caso, o viajante vai para o destino escolhido apenas para estudar; no segundo modelo, o viajante opta por um destino de trabalho; no terceiro a alternativa engloba trabalhar e estudar no exterior.

Para cada tipo de intercâmbio há diferentes processos, que uma agência especializada saberá cumprir muito melhor do que as comuns de viagem.

Quais são as melhores agências de intercâmbio
Pesquise bem os diferenciais para não passar apuros no exterior

6. Procure agências com selo de acreditação e regularizadas

Normalmente, as melhores empresas de intercâmbio têm selo de acreditação. Procure por eles. Além disso, é importante pesquisar a agência em órgãos oficiais. Isso pode ser feito com o CNPJ ou Razão Social no site da Receita Federal e do Procon. Sempre fuja de empresas que não têm registro ou estejam inativas.

7. Procure por bom atendimento

O atendimento pode ter uma papel essencial na hora em que a agência precisar resolver algum problema para você. Por isso, busque aquelas que tem um bom serviço e que te façam se sentir confortável. Quanto melhor for o suporte, mais tranquilo estará durante a viagem.

Também é importante que seu consultor seja especialista no assunto e passe confiança para você. Ele precisa conhecer de acomodação, apoio psicológico, compra de moeda estrangeira, documentos para visto, plano de saúde, passagens aéreas e toda a parte burocrática.

8. Veja em quantos países a agência oferece cursos

As melhores agências de intercâmbio costumam oferecer cursos em mais de 20 países. Fique atento.

9. Verifique em quantas cidades a agência oferece cursos

Dê preferência àquelas que atendam, em média, 3 a 4 cidades por país.

10. Compare agências

Após reunir as informações que você precisa sobre as agências, compare-as e veja quais são as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como os serviços que são oferecidos, como é o atendimento e outros pontos que deva levar em conta.

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas para escolher as melhores agências de intercâmbio. Confira também alguns destinos em que não é exigido visto de brasileiro e como comprar passagem com desconto.

E se você quiser saber mais sobre intercâmbios de estudo e trabalho, conheça a Descubra o Mundo!

One thought on “Quais são as melhores agências de intercâmbio? Como escolher as confiáveis para trabalho ou estudo?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.