O turista que chega à capital paulista, certamente, ouvirá histórias sobre grandes atrações turísticas da cidade. Dentre elas, vale apresentar alternativas do que fazer no Ibirapuera, um importante ponto de lazer de São Paulo.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o parque mais conhecido de São Paulo, mas sabe o que fazer no Parque Ibirapuera?

Muitas pessoas procuram esse lugar para relaxar, descansar e praticar atividades físicas. Além disso, existem diversas atrações incríveis para você conhecer na região. Algumas alternativas envolvem muita cultura e conhecimento e você não precisa gastar muito dinheiro para conhecê-las.

Abaixo, apresentamos algumas dicas sobre o que fazer no Parque Ibirapuera para você sair um pouco do comum. Confira as melhores opções para visitar!

Conheça algumas dicas para melhorar a sua mala

Veja o que fazer no Parque Ibirapuera

O parque fica localizado na zona sul de São Paulo, na Avenida Pedro Álvares Cabral. O local é de fácil acesso e você consegue estacionar o seu carro por lá. É possível chegar de metrô também em um trajeto bem simples.

Confira a seguir algumas dicas sobre o que fazer no parque conhecido como o pulmão da cidade.

Visitar o pavilhão Japonês

A primeira dica é visitar o pavilhão Japonês. Lá você vai encontrar uma casa enorme que possui um salão nobre e um copa, onde é realizada a Cerimônia do Chá.

Além disso, do lado de fora da casa você se depara com um jardim incrível e um lindo lago. O valor cobrado é simbólico e acessível, e o local funciona aos finais de semana, feriados e às quartas.

Visitar o jardim de Esculturas

Outra dica sobre o que fazer no Parque Ibirapuera é visitar e conhecer o jardim de esculturas.

É um local de mais de 6 mil metros quadrados que abriga diversas obras de artistas brasileiros renomados. Além disso, o paisagismo do local é de tirar o fôlego, feito pelo Burle Marx. Todas as esculturas expostas foram assinadas no século XX por artistas como Emanoel Araújo, Carlos Alberto Fajardo e Amilcar de Castro.

No começo do jardim, é possível ter acesso a um mapa onde estão localizadas todas as obras. Dessa forma, você não se perde e consegue contemplar todas elas. O local funciona todos os dias!

Museu de Arte Moderna – MAM

Mais um lugar para conhecer no Parque Ibirapuera é o Museu de Arte Moderna. Ele foi o primeiro da América Latina, projetado e desenvolvido por Lina Bo Bardi, no ano de 1948.

No museu podemos observar diversas obras de artes nacionais e internacionais, totalizando mais de 5 mil obras. Além disso, dentro do local você consegue ter acesso a biblioteca, cinema, auditório, loja e restaurante.

Também é possível fazer cursos no Museu de Arte Moderna.

Conhecer a Bienal

Outra opção de passeio pelo Parque Ibirapuera é conhecer a Bienal. Foi criada e desenvolvida no ano de 1962 pelo Ciccillo Matarazzo. Seu principal objetivo era abrigar arquivos históricos de arte contemporânea e moderna. Hoje, é considerada a maior da América Latina.

Dentro da Bienal você também consegue fazer cursos, assistir a seminários e palestras e fazer visitas. O intuito é fazer com que o interesse por arte seja aflorado nas pessoas, e dessa forma se sintam estimuladas a criarem também.

Visitar o OCA

O OCA, Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, é um local com mais de 10 mil metros quadrados. Nele podemos observar diversas exposições dos mais variados temas.

O OCA já contou com exposições de Folclore e também do museu da Aeronáutica. É um lugar incrível que chama a atenção por sua arquitetura, assinada por Oscar Niemeyer, em 1954.

Museu de Arte Contemporânea – MAC

O Museu de Arte Contemporânea é mais uma opção do que fazer no parque Ibirapuera. Ele fica localizado na parte exterior do parque, e é enorme.

Em todo o museu podemos encontrar mais de 10 mil obras de diversos artistas renomados no Brasil e fora dele. Esses itens são permanentes lá, mas também podemos contar com exposições temporárias de diversos artistas.

Além de conseguir observar as obras, é possível ter acesso à loja e à biblioteca do museu.

Conhecer o Museu Afro Brasil

Outra opção cheia de cultura para conhecer no Parque Ibirapuera é o Museu Afro Brasil. Nele podemos observar muitas histórias da cultura afro-brasileira a partir da perspectiva de pessoas negras.

São mais de 3 mil obras expostas no museu que estão espalhadas entre livros, pinturas, fotos, esculturas e gravuras.

Conhecer o Parque Ibirapuera é um dos melhores passeios para se fazer na região sul de São Paulo. Muitas pessoas também vão até lá para realizar atividades físicas, fazer piqueniques, relaxar e ficar observando a vasta natureza.

Se você não quer conhecer nenhum local fechado, uma boa dica é ir até o parque realizar atividades físicas. Aproveite para andar de bicicleta, correr, andar de patins ou skate por lá. Existem várias pistas específicas para isso que oferecem toda a segurança para o visitante, além de quadras para futebol e basquete, por exemplo.

Conhecer o local é uma boa opção e se você está se planejando para ir até São Paulo, leve em consideração essas opções sobre o que fazer no Parque Ibirapuera e tenha experiências incríveis.

Aproveite e leia também:

Como levar uma bicicleta no carro?