Como levar bicicleta no carro para uma viagem?

Como levar bicicleta no carro?

Várias pequenas cidades investiram em ciclovias para ajudar na mobilidade, já que os meios de transportes comuns não são tão eficientes. Além de barato, pedalar é uma boa opção para preservar a saúde e ganha adeptos a cada dia. Porém, nem todos sabem como levar bicicleta no carro de forma segura e dentro das regras de trânsito.

As dúvidas mais comuns que surgem são: qual é o suporte ideal para levar bike no carro ou ainda quais são as regras para transporte de bicicleta em automóveis. Se você está preparando as malas e quer levar a magrela junto, chegou ao local certo.

Abaixo reunimos algumas informações para você transportar adequadamente sua bicicleta no carro para distâncias maiores e menores. Boa leitura!

Cuidados básicos antes de qualquer viagem

Você pode optar por uma viagem para o litoral ou para o campo, entre cidades próximas ou para outros estados, mas em qualquer um destes destinos, alguns cuidados são sempre recomendados:

  • Verifique se a documentação do carro está em dia;
  • Faça manutenção prévia no veículo;
  • Localize e separe os documentos de todos que estarão contigo;
  • Anote também telefones de contatos com parentes de todos que estão na viagem;
  • Deixe fácil os dados de seguro do veículo;
  • Verifique as condições climáticas do destino;
  • Leve também a nota fiscal da sua bicicleta.

Parecem até coisas bobas, mas preparar com antecedência todos estes itens vai livrar muita dor de cabeça que pode acontecer durante a sua viagem. E o que queremos, claro, é que a trip seja inesquecível.

Se tiver algum conhecido, peça também a ele referências de mecânicos e empresas que fazem resgate de veículo na região que for viajar. Isso vai te livrar de enrascadas e ainda gerar uma boa economia.

Por exemplo, quem for viajar para a capital fluminense, é sempre bom ter anotado fácil o contato de uma empresa de reboque e guincho no Rio de Janeiro. Afinal, você nunca sabe quando um problema pode aparecer. Então, prevenir é sempre a melhor solução!

Como ajustar sua bicicleta antes de uma viagem?

Nada é tão frustrante do que levar sua bike na viagem e chegar ao destino com ela apresentando alguns problemas ou mesmo um pneu furado e sem nada para recuperá-lo né.

Assim como recomendamos que você fizesse uma revisão no carro antes da viagem, é ideal que avalie também as condições da sua bicicleta antes de pegar a estrada.

Certifique-se de que seus pneus estão cheios (e traga uma bomba de bicicleta), verifique se os freios estão em boas condições, se a corrente está bem lubrificada e em bom estado.

Se você não anda de bicicleta há algum tempo, dê um passeio rápido para se certificar de que tudo está certo. Se não, dê uma passada na sua loja de bicicletas de confiança para qualquer ajuste que seja necessário.

Certifique-se de trazer algumas ferramentas e suprimentos básicos para que possa ajustar a sela, remendar um tubo e consertar uma superfície plana. Mesmo que você não planeje pedalar à noite, leve as luzes dianteiras e traseiras com contigo apenas para garantir.

Independentemente de quando ou para onde você vai viajar, sempre use um capacete. Sua segurança sempre em primeiro lugar.

É possível colocar suporte para bicicleta em qualquer carro?

Conhecido como suporte ou rack para bikes, este equipamento pode ser sim instalado na maioria dos carros, seja no teto, no porta-malas ou na porta traseira para veículos com essa opção. Porém, os esportivos menores ou aqueles que contam com spoiler traseiro e parte muito grande de vidro não contam com espaço suficiente para este tipo de transporte.

Se você tem dúvidas, o conselho é entrar em contato com uma concessionária ou ler o manual do veículo para ter informações técnicas relevantes sobre o uso de suporte para bicicletas neste tipo de carro. Busque sempre fontes confiáveis para não ter surpresas indesejáveis!

Depois que souber que seu carro pode sim transportar bike, avalie no mercado quais são os melhores racks e quais são os mais baratos e faça sua escolha.

Que tipo de suporte de bicicleta é o melhor?

Como já falamos acima, a melhor referência será sempre do fabricante do seu carro, já que alguns modelos contam com limitações de espaço para este tipo de acessório.

O melhor suporte para bicicletas para o seu carro depende do tipo de carro que você possui, da frequência com que vai transportá-la e de quanto dinheiro deseja gastar.

Os racks de teto para bike e porta-malas simples custam em média em R$ 100 (pesquisa feita em 2020), mas levam uma ou duas bicicletas e podem ser difíceis de usar. Alguns ainda atrapalham o uso do porta-malas, exigindo a remoção para mexer nas malas. Avalie com cuidado!

Algumas pessoas que não sabem como levar bicicleta no carro para uma viagem encontram soluções que podem custar acima de R$ 600, mas que acomodam várias bikes e contam com facilidades no manuseio e no acesso ao porta-mala.

É importante colocar na ponta do lápis o tipo de uso e os pontos positivos e negativos para então escolher aquele que atenderá às necessidades.

Como usar um rack de teto?

Esse modelo de suporte para bicicleta fica no teto do carro e permite levar mais de uma bike ao mesmo tempo e acesso ao porta-malas sem nenhum transtorno. Por outro lado, ele amplia a altura do veículo, o que exige um cuidado maior ao passar por túneis e viadutos pequenos, lembre-se disso ao entrar em garagens de estacionamento e drive-thrus.

O rack de teto também pode ser complicado para pessoas baixas e para bicicletas pesadas.

O suporte de bicicleta atrapalha na direção?

Uma coisa que não ensinam aos motoristas sobre como levar uma bicicleta no carro é sobre a adaptação da direção. A maioria dos racks permite que você dirija entre 70 e 80 km/h com as bikes acopladas. Porém, o início deve ser em baixa velocidade e subir aos poucos.

A dica é que você pare após cerca de 10 minutos para confirmar se o suporte para bicicletas, as correias e a bike ainda estão no lugar. Verifique regularmente como está a estrutura pelo espelho retrovisor e sempre que fizer uma parada para descanso. Isso vai evitar surpresas.

Suporte para bicicletas danifica o carro?

Ao usar um equipamento específico para o seu tipo de veículo e bem instalado, jamais será gerado algum dano ao carro. Porém, adaptações e gambiarras podem deixar sua bike em risco e ainda causar algum problema na lataria do automóvel.

Para proteger seu carro de danos, use uma corda elástica nas rodas da bicicleta para que não se movam e coloque um meia em torno do pedal interior. Normalmente eles não arranham os veículos, mas se você enfrentar condições de estrada difíceis, isso pode acontecer.

Como levar bicicleta no carro sem bicicletário?

Os suportes para bicicletas são melhores durante as viagens, pois prendem a bike do lado de fora, com segurança e evita que ela se mova. Porém, sabemos que esse tipo de acessório nem sempre está disponível.

Se você quer entender como levar bicicleta dentro do carro, aqui estão algumas dicas:

  • Remova a roda dianteira para aproveitar melhor o espaço do porta-malas;
  • Posicione o lado da corrente para cima, sem que ela fique dobrada ou danifique;
  • Evite colocar objetos pesados ​​em cima da bicicleta. Idealmente, deixe ela totalmente livre de carga;
  • Coloque um cobertor, uma lona ou um saco plástico embaixo para que a graxa não manche o estofamento;
  • Não deixe a bicicleta dentro do carro durante muito calor, pois as temperaturas extremas podem fazer com que os pneus estourem;
  • Dirija lentamente e evite solavancos que podem fazer com que a bike vire e seja danificada.

Use esse modo acima se você for levar bicicleta dentro do carro raramente, pois esse processo reduz bem o volume de itens do seu porta-malas. Se for levar ela com muita frequência, considere a compra de um suporte para o veículo. 🙂

Essas são as nossas dicas para quem quer aprender como levar bicicleta no carro em suas viagens. Além delas, abaixo temos outras importantes orientações para você. Confira!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.