Viajar de avião nem sempre é barato. Por mais que as companhias aéreas liberem promoções com certa frequência, muitas vezes o destino escolhido pelo consumidor está fora desta lista. Uma solução prática é utilizar sites de milhas aéreas. Mas como isso funciona?
Será que comprar passagem com milhas é confiável? Entenda mais!
O que são as milhas aéreas?
As milhas aéreas são como uma moeda de troca dada pelas companhias de aviação aos passageiros cadastrados. É especialmente interessante para aqueles que realizam várias viagens por ano, já que quanto mais voos você faz, mais pontos consegue acumular.
Posteriormente, esses pontos podem ser trocados por outras passagens aéreas ou por produtos de lojas parceiras.
Qualquer pessoa pode se inscrever nos programas de milhas. Geralmente, companhias aéreas diferentes oferecem seus próprios programas – exemplo: Smiles (Gol) ou Multiplus (Latam) – e até mesmo alguns cartões de crédito contam com esse tipo de serviço, que podem ser convertidos em milhas.
Na inscrição, o usuário recebe um número de cadastro, que funciona como uma conta corrente em que as milhas serão depositadas. A grande vantagem é a possibilidade de obter descontos na compra da passagem utilizando o saldo de milhas.
Mas se você não faz parte de nenhum programa de milhagem, não se preocupe! Ainda assim é possível aproveitar preços especiais ao comprar milhas de pessoas que não vão utilizá-las.
Estima-se que 50,4 bilhões de pontos acumulados no cartão de crédito expiraram por ano, ou seja, ninguém faz uso desses pontos, um verdadeiro desperdício de dinheiro.
Como comprar passagem com desconto extra usando milhas?
Diante da realidade de que muitos consumidores tem milhas acumuladas e muitos outros querem pagar menos nas viagens, surgiram os famosos sites de milhas aéreas. Basicamente, essa plataforma atua como uma ponte, unindo quem tem milhas para vender com quem gostaria de comprar passagem com desconto.
A verdade é que nesse tipo de negociação todo mundo sai ganhando. Quem viaja muito e acaba acumulando pontos nem sempre tem tempo disponível para aproveitar essas vantagens.
A situação normal, até poucos anos atrás, era apenas perder os benefícios quando chegava a validade. Agora, quem tem milhas para vencer ganha dinheiro ao oferece-las em sites especializados.
Já para quem precisa comprar uma passagem aérea, essas plataformas acabam sendo vantajosas porque, muitas vezes, adquirir um bilhete com milhas sai mais barato do que pagar totalmente em dinheiro. E quando se trata de economia, é sempre bom aproveitar as oportunidades que aparecem, certo?
Para comprar sua passagem aérea com desconto o processo é bem simples. O primeiro passo é acessar um site que utiliza milhas para a compra de passagens. Insira os dados do voo que você deseja fazer e realize a busca. Após escolher o horário e o preço que melhor se adequa às suas necessidades, é só finalizar a compra e confirmar o pagamento.
Por ser milhas de terceiros, é possível que a confirmação da compra leve alguns minutos para ser realizada.
Cupom de desconto na compra de passagens aéreas
Outra forma de economizar ainda mais é contar com um cupom de desconto. Esse tipo de cupom serve tanto para comprar passagem direto pelo site da companhia aérea ou suas parceiras oficiais, quanto nas plataformas de negociação de milhas, como por exemplo, Cupom MaxMilhas.
Ou seja, se comprar o bilhete com milhas é mais barato, o consumidor consegue dar um plus ao utilizar cupom de desconto.
Para encontrar vouchers promocionais, basta acessar os sites e redes sociais da companhia aérea ou procurar direto nos top sites de cupom de desconto. Essas plataformas reúnem cupons de diversas marcas e produtos e faz com que a busca seja muito mais prática e certeira, e você não paga nada para contar com um cupom de desconto!
Para utilizar, copie o conteúdo do promocode e cole na tela final de compra, no campo indicado. Aguarde para que o saldo seja atualizado com desconto. Muitas vezes, o código promocional já está fora da validade. Nesse caso, é só procurar outro e repetir o processo.
Como fazer parte de um programa de milhas?
E claro, é sempre possível que você utilize as milhas que conseguir juntar, de forma independente. Como falamos anteriormente, essa é uma boa opção para quem costuma viajar com frequência. Assim, a cada voo você acumula pontos e troca posteriormente por outras passagens ou produtos.
Também existem os programas de pontos vinculados à cartões de crédito, que além da passagem aérea, oferecem vantagens para outras lojas.
Verifique na sua companhia se é possível acumular pontos nas compras e aproveite! Só cheque se há algum custo, porque alguns programas cobram mensalidade pela participação.
Como saber que uma empresa de milhas é confiável?
Não importa se é uma loja online ou uma plataforma de troca de milhas: a confiabilidade é um aspecto fundamental quando se trata de nosso dinheiro. Com o sucesso das milhas aéreas, muitos sites e programas começaram a aparecer. Mas para saber se são mesmo confiáveis, analise alguns itens:
- Opinião dos consumidores: É sempre importante conferir a opinião de outros consumidores antes de fazer sua compra – e isso vale tanto para sites de milhas quanto para qualquer outra loja online. Vale checar avaliações em portais de reclamação e até nas redes sociais da marca
- Consulte os preços: Alguns sites de milhas já contam com o recurso de mostrar quanto a passagem sairia normalmente na página da empresa aérea. Se a plataforma escolhida não realizar essa função, acesse sempre ambos os sites para ter certeza de pagar menos
- Regulamento: Cada site conta com termos, condições e itens que o consumidor deve cumprir. Por isso, leia atentamente as regras, seja na posição de vendedor ou de comprador. Assim, você poderá descobrir se há algo irregular ou lesivo na marca
Seguiu todas essas etapas? É hora de aproveitar as ofertas para planejar aquela viagem dos sonhos! Não deixe de pesquisar por cupom de desconto, pois isso também pode impactar no valor final da passagem.
Depois, é só curtir a experiência com a certeza de que você pagou menos.
Além de aprender mais sobre os sites de milhas aéreas, aproveite também para saber quais são as cidades mais seguras do mundo e confira os destinos que brasileiros não precisam de visto.