De acordo com um levantamento bienal do jornal britânico The Economist, chamado de Safe Cities Index (SCI), Tóquio é a atual cidade mais segura do mundo.
O relatório classifica as principais cidades com base na avaliação de 57 indicadores e notas que vão de 0 até 100. Os principais índices do estudo estão relacionados com segurança digital, infraestrutura, saúde e segurança pessoal. No final, o turista pode ter uma sensação de que é mais seguro ou não viajar para determinado destino.
A avaliação do The Economist avalia também as taxas de crimes e morte causadas por desastres ambientais para determinar o ranking final e revelar qual é a cidade mais segura do mundo.
Além disso, quem vai viajar para um desses países com as cidades mais seguras precisa dominar o inglês ou ter noções do idioma local. Se você precisar de uma forcinha, conheça aqui o curso Carol Capel.
Se você está pensando em viajar de férias e preza muito pela segurança, observe a lista divulgada pelo jornal britânico e veja se algum destes destinos te interessa.
Um dos poucos destaques na Europa é a cidade de Estocolmo, na Suécia. Abaixo apresentamos as principais e depois mais detalhes da lista dos locais mais seguros do mundo!
Três cidades mais seguras do mundo
Aproveitamos o relatório Safe Cities Index 2019 para detalhar um pouco mais sobre as três cidades mais bem conceituadas. Vamos lá?!
1º lugar – Tóquio
A capital japonesa está situada em Honshu, a maior ilha do arquipélago. A metrópole mais populosa do planeta (são mais de 37 milhões de habitantes) continua sendo a cidade mais segura do mundo, mantendo seu posto na pesquisa. Tóquio recebeu nota de 92 pontos.
A cidade se destaca por conta do seu planejamento de prevenção de desastres, assim como baixos níveis de crimes violentos e infecção de vírus de computação.
Contudo, apesar da excelente nota, a população ainda enfrenta problemas relacionados à corrupção e crimes organizados
Tóquio é a sexta cidade mais visitada do mundo e oferece ao turista uma experiência única, mesclando estilos que vai do ultra moderno ao tradicional. Não é difícil encontrar arranha-céus neon ou templos históricos. É uma combinação arquitetônica única que encanta quem visita a região.
Atrações não vão faltar para quem planeja uma viagem a Tóquio, principalmente pelas ruas da cidade, como templos budistas, santuários famosos, parques, museus, há uma infinidade de programas a se fazer na metrópole.
Os principais pontos turísticos da cidade são:
- A famosa Torre de Tóquio
- O Palácio Imperial do Japão
- O Templo Meiji em Yoyogi
- O Templo Sensoji em Asakusa,
- O Parque Ueno, famoso pelas suas raras espécies de flores
- O Parque Yoyogi
Uma excelente gastronomia espera por sua visita, a região metropolitana possui mais de 160.000 restaurantes com diversas opções de cardápios.
2º lugar – Singapura
O segundo lugar da lista das cidades mais seguras do mundo é ocupado por Singapura, cidade-estado situada ao sul da Malásia, que atingiu a nota de 91,5 no levantamento do The Economist, uma modesta diferença em relação ao primeiro lugar. A cidade ganhou destaque no ranking em segurança pessoal e infraestrutura, ficando em primeiro lugar nestes quesitos.
Se você planeja uma viagem à Ásia, Singapura merece sua atenção. Além da ilha principal, o território em torno da cidade é composto por outras 62 ilhotas, a maioria delas inabitadas. Isso deve permitir experiências únicas para o turista que adora aventura e natureza.
A cidade conta com muitas atrações, é perfeita para quem gosta de lugares com arquitetura moderna e atrações inovadoras, mas também tem seu lado voltado às tradições e à natureza. Singapura é um destino completo, com entretenimentos capazes de agradar e impressionar pessoas de todas as faixas etárias. Se ainda não conhece, coloque ela entre as opções para as próximas férias 🙂
3º lugar – Osaka
Osaka conquistou o terceiro lugar do ranking das cidades mais seguras do mundo com a pontuação de 90,9. A segunda maior cidade japonesa, teve como um dos principais destaques a segurança em saúde, ocupando o 1º lugar no quesito.
A cidade atrai turista por sua arquitetura moderna, vida noturna agitada e pela comida de rua. O ponto turístico mais famoso é o castelo Osaka, construído no século 16 e que faz parte da história de unificação do Japão.
Quais são as cidades mais seguras do mundo?
- Tóquio (Japão)
- Singapura (Singapura)
- Osaka (Japão)
- Amsterdã (Holanda)
- Sydney (Austrália)
- Toronto (Canadá)
- Washington DC (Estados Unidos)
- Copenhague (Dinamarca)
- Seul (Coreia do Sul)
- Melbourne (Austrália)
Cidades da Ásia e Oceania dominam o ranking, ocupando 6 das 10 posições das mais seguras do mundo. Outras duas na América do Norte e na Europa completam o TOP 10. Você já visitou alguma delas? Sentiu essa sensação de segurança pelas ruas?
Como explicamos, o levantamento da The Economist avaliou diversos itens e aglomerou em quatro principais índices para determinar qual seria a cidade mais segura do mundo. Abaixo detalhamos as regiões que lideraram cada avaliação. Confira:
Segurança digital
- Tóquio
- Singapura
- Chicago
- Washington DC
- Los Angeles
Segurança em saúde
- Osaka
- Tóquio
- Seul
- Amsterdam
- Estocolmo
Segurança em Infraestrutura
- Singapura
- Osaka
- Barcelona
- Tóquio
- Madri
Segurança Pessoal
- Singapura
- Copenhague
- Hong Kong
- Tóquio
- Wellington (Nova Zelândia)
E aí, já definiu o seu próximo destino no exterior? Será na Europa, América do Norte, Ásia ou Oceania? Vai para alguma cidade que aparece no relatório inglês?
O Intercâmbio Cultural é um veículo brasileiro independente que apresenta as principais informações turísticas para te ajudar a encontrar novos destinos.
Achou esta lista com as cidades mais seguras do mundo legal? Compartilhe com seus amigos, ela pode ser útil para eles definirem às próximas férias!
Depois de descobrir qual é a cidade mais segura do mundo, leia aqui os destinos que brasileiros não precisam de visto e também dicas de como tirar o seu primeiro passaporte.