Como montar agência de viagens? A indústria de viagens é lucrativa, cresce constantemente e a demanda não parece estar indo a lugar nenhum tão cedo. Isso se deve em parte à nossa disposição aparentemente inata de explorar novos lugares, mas também porque, em muitos países, a renda disponível está aumentando e o custo da viagem está diminuindo.
Mas por onde você começa? Como você se tornar um fornecedor de serviços de viagem? Como chegar ao ponto de simplesmente sentar e assistir as vendas? Como você deixa sua marca em um mercado saturado de produtos em todo o espectro de viagens?
Estas são todas as perguntas que colocamos muito tempo e esforço em responder. Mas nós não apenas falamos a conversa. Nós caminhamos a caminhada. Construímos as bases para o maior provedor de serviços de viagens da Islândia e estamos aqui para ajudá-lo a abrir as asas e dominar o nicho de mercado escolhido.
Escolha o seu nicho
Bastante óbvio, você pode pensar: A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar qual setor do mercado de viagens você vai fazer o seu próprio. As chances são de que você já tenha feito isso. Essa ideia pode até ser a razão pela qual você quer construir uma agência de viagens.
Talvez você ama esportes de neve, férias na praia ou saídas de spa. Talvez você não consiga o suficiente dos mercados de Natal alemães. Qualquer que seja o setor que você escolha, é certo. Você tem que amar, você tem que viver isso, e mais importante de tudo: você tem que saber de dentro para fora.
As pessoas simplesmente não reservam viagens através de agências de viagens nos dias de hoje. Eles esperam muito mais. Você precisa ser uma fonte de conhecimento sobre o seu nicho escolhido, capaz de fazer recomendações sólidas de acordo com os requisitos e preferências de seus clientes.
Se você puder dizer com segurança que encontrou um nicho de viagens pelo qual é apaixonado e conhecedor, então deu um sólido primeiro passo no caminho para a criação de uma agência de viagens bem-sucedida.
Encontre alguns ótimos parceiros
Então você tem seu nicho em mente. Ótimo. Mas agora o trabalho duro começa. Você não pode administrar uma agência de viagens sem produtos para vender. E você não pode simplesmente fazer mágicas de produtos e serviços fora do ar.
Você precisa abordar provedores existentes ou em estágio inicial e oferecer a eles a chance de se tornarem membros de seu mercado – só então você poderá vender suas ofertas em nome deles.
Mas isso não é tão fácil quanto parece. Os operadores estabelecidos não vão simplesmente entregar-lhe as chaves sem primeiro fazer algumas perguntas. Primeiro de tudo, você precisa saber seus números e certificar-se de que você está pedindo uma comissão percentual que seja justa e esteja de acordo com os concorrentes. Como uma nova agência de viagens, você dificilmente está em posição de fazer exigências ultrajantes.
Você precisa que os operadores trabalhem com mais do que eles precisam de você. Pelo menos nos estágios iniciais.
Então você precisa abordar as coisas profissionalmente. Deixe claro que você tem uma visão, uma ideia de onde as coisas está crescendo e o conhecimento e as proezas dos negócios para respaldar essas afirmações. As parcerias são baseadas na confiança e você precisa preencher potenciais parceiros com confiança.
Mas, ao mesmo tempo, você precisa confiar em seus parceiros em potencial. Eles costumam ter problemas com a satisfação do cliente? Eles vão melhorar a reputação do seu mercado? Qual impacto os comentários ruins podem ter nos estágios iniciais de qualquer inicialização? Estas são perguntas que você precisa responder cuidadosamente antes de iniciar qualquer tipo de associação formal.
Depois de criar uma sólida rede de parceiros em que você pode confiar, você estará pronto para se concentrar nos seus próximos desafios.
Construa seu mercado
Nicho escolhido? Verifique. Parceiros no lugar? Absolutamente. Agora você precisa juntar tudo e construir uma plataforma que pareça profissional, oferecendo facilidade de uso e escalabilidade. Não tem tempo ou inclinação para lidar com toda a magia técnica necessária?
Adicione um toque de personalidade
Em todas as etapas da construção da agência de viagens, você precisa pensar sobre o que está tornando você diferente. Claro, você tem um nicho e pode não haver muitos outros competidores disputando o mesmo espaço – mas como você vai comunicar essa originalidade?
Sua agência precisa ter personalidade. Precisa se destacar. Ele precisa gritar confiabilidade e dedicação ao seu nicho escolhido. Em essência, você precisa construir uma marca.
Construir uma marca não é fácil. Mas você pode começar com alguns passos bastante simples.
Primeiro, desenvolva uma voz que seja consistente em todos os canais de comunicação. Oferecendo férias de surf no Med? Adapte sua comunicação a um público jovem e descontraído. Vendendo cruzeiros para pessoas com mais de 60 anos? Pelo amor de Deus, não use as palavras ‘legal’ e ‘cara’.
Desenvolva um estilo e um formato adequados ao seu mercado de atuação e mantenha-o consistente.
Em segundo lugar, comece a construir uma presença na mídia social. Com a voz da sua marca identificada, segmente aqueles que seriam atraídos naturalmente para o seu mercado e comunique a sua mensagem da forma mais positiva possível.
Comece a atrair pessoas para o seu site, não necessariamente para comprar, mas para aprender e se tornar informado. O marketing de conteúdo é o principal, e é uma ótima maneira de começar do nada e rapidamente se tornar uma voz reconhecida no seu campo de atuação.
A linha inferior é essa. As pessoas compram de pessoas. Eles não compram de robôs. Diferencie-se das massas de agências de viagens que simplesmente fixam suas viagens para as pessoas clicarem.
É importante lembrar que os clientes não estão apenas pagando pelos produtos. Eles estão pagando por conhecimentos e recomendações. As pessoas querem tomar decisões informadas. Dê a eles o poder para fazer isso.
Adapte-se ao seu mercado
No início, as coisas podem não seguir o seu caminho. As vendas podem ser lentas. Negócios podem ser inexistentes. É aqui que você precisa se adaptar. Embora a falta de vendas possa ser por várias razões, uma coisa que você pode fazer para transformar as coisas a seu favor é adaptar-se ao seu público-alvo.
Como você pode se adaptar ao seu mercado? Bem, provavelmente é uma boa ideia fazer alguma pesquisa. Onde estão seus clientes em potencial reservando suas viagens? Quanto eles estão pagando? Onde eles estão falando sobre reservas de viagens?
Quando você souber as respostas para essas perguntas, precisará adaptar sua oferta para atendê-las. Isso pode significar ajustar seus preços, divulgar sua agência em diferentes lugares ou até mesmo adaptar seus produtos para melhor atender às lacunas do mercado.
Não tenha medo de girar. Se não estiver funcionando, não apenas sente-se e veja as coisas se desenrolarem. Para citar o Coldplay, “Ninguém disse que foi fácil …”
Grite mais alto que a concorrência
Evidentemente, isso não é tão fácil quanto parece. Há uma razão para que uma minoria de grandes players domine a indústria de viagens. Os motores de busca tendem a lançar alguns nomes selecionados quando os clientes potenciais estão caçando on-line para viagens.
Pode ser difícil contornar isso, especialmente quando muitos clientes procuram especificamente os nomes de suas agências de viagens favorecidas. Mas contornar isso, você pode.
Parte da beleza de qualquer mercado é que você pode construir um coletivo de operadores menores para gritar mais alto juntos. Não é perfeito, mas é uma excelente plataforma para ajudar você a começar. O que você precisa, no entanto, são dois fundamentos para o sucesso online:
- Uma forte estratégia de marketing de conteúdo – para ajudar você a construir seu público e se tornar um líder de pensamento em seu campo
- Uma estratégia de mídia social inteligente – para envolver clientes em potencial e transmitir a voz e o conteúdo da sua marca em todo o mundo online
Não deixe seus clientes para baixo
Isso é óbvio. Então, você criou um nicho de viagem para segmentar, construiu um mercado, escolheu seus parceiros e foi notado. A última coisa que você quer é estragar tudo com uma avalanche de críticas ruins. As avaliações são importantes e está provado que elas são desproporcionalmente poderosas quando se trata de escolhas do cliente.
Comentários ruins são ruins para os negócios. Portanto, faça o melhor que puder para manter seus clientes satisfeitos e faça de tudo para que sua viagem seja uma experiência positiva que vale a pena e vale a pena.
Aproveite a positividade dos seus clientes
Quando as coisas estão indo bem, há coisas que você pode fazer para perpetuar esse sucesso. Teve algumas ótimas críticas? Fantástico! Você está fazendo algo certo. Mas o que você pode fazer para incentivar mais pessoas a comprar o que você está vendendo?
Ninguém gosta de se gabar. Mas às vezes é necessário. As avaliações são ferramentas poderosas que você pode aplicar para incentivar novos clientes a aproveitar o que você está vendendo. Ouvir alguns pensamentos genuínos sobre uma experiência que você ajudou a criar pode, se for positivo, equilibrar o equilíbrio entre fazer uma venda e sair da página.
Mesmo dentro de críticas positivas, pode haver críticas construtivas que você pode levar em consideração ou repassar para seus provedores de serviços. Envolver-se com todo o feedback, mesmo quando negativo, mostra que você se importa com o seu negócio e irradia a ideia de que está sempre tentando melhorar. Não é preciso muito esforço, mas pode fazer uma grande diferença.
Incentivar negócios repetidos
Assim, alguns dos seus viajantes tiveram um tempo fantástico e estão felizes em recomendá-lo a amigos e familiares. Isso é ótimo! Por que não os incentivar a ter essa lealdade em mente quando fizerem a próxima reserva? Ofereça-lhes um desconto ou adapte-os a uma viagem com o feedback anterior em mente. Quanto mais pessoal melhor.