10 lugares para passear em São José dos Campos

Parque da Cidade - São José dos Campos

A região norte de São Paulo conta com uma cidade cheia de atrações culturais, históricas e belas paisagens que agradam todos os turistas que passam por lá. Não importa se você seja um morador ou apenas visitante, temos aqui uma lista de lugares para passear em São José dos Campos.

A cidade é atualmente o maior polo aeroespacial da América Latina e recebe estudantes de todo o país para estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das principais instituições superiores do Brasil.

Se você está pesquisando por locais para passear na cidade porque pretende mudar para lá, pode pesquisar em uma imobiliária em São José dos Campos de confiança os melhores imóveis disponíveis. 

Ali você receberá todo apoio e orientação para encontrar o imóvel perfeito, localizado em uma parte da cidade que seja mais interessante para você e sua família. No entanto, antes de se mudar definitivamente, vale a pena uma visitinha e conhecer os melhores lugares para passear em São José dos Campos, avaliar a estrutura do local e outras informações importantes.

E se já decidiu que São José dos Campos será o seu novo lar, mas antes quer saber mais sobre a cidade, continue lendo esse nosso guia sobre a região. Você vai se surpreender!

Lugares incríveis para passear em São José dos Campos

Se você vai escolher um local para morar, nada melhor do que conhecer bem ele. Além de escolas, hospitais e oportunidades de emprego, o turismo também deve ser um fator decisivo 🙂 Vamos detalhar cada um desses pontos turísticos da cidade!

  • Memorial Aeroespacial Brasileiro
  • Parque Municipal Roberto Burle Marx
  • Paróquia de São Dimas
  • Parque Vicentina Aranha
  • Mirante do Banhado
  • Parque Santos Dumont
  • Praça Ulysses Guimarães
  • Ruas do Urbanova
  • Igreja da Matriz
  • Museu de Arte Sacra

Memorial Aeroespacial Brasileiro

Fundado no ano de 2004, o MAB, como é conhecido o Memorial Aeroespacial Brasileiro, é um passeio para quem gosta de ver aviões de perto, foguetes e outras raridades.

Os aviões e foguetes estão no pátio, já no salão de exposições é possível encontrar outros objetos interessantes.

O espaço fica aberto de terça a domingo e a entrada é gratuita. Também é bem fácil chegar até lá, já que o MAB fica em frente ao aeroporto de São José dos Campos.

Parque Municipal Roberto Burle Marx

Também chamado de Parque da Cidade, é um local em que você pode fazer caminhadas com a família e conhecer pessoalmente um dos trabalhos mais bonitos e incríveis da arquitetura moderna do Brasil.

O local é tão famoso que chegou até a receber reconhecimento internacional. Além de se sentir próximo à natureza com uma simples caminhada ou trilha, você também poderá fazer piqueniques com a família ou amigos e estar bem perto de alguns animais, como capivaras, tucanos e macacos.

Vale comentar que o parque combina o estilo do paisagista Roberto Burle Marx, que dá nome ao local, e do arquiteto Rino Levi. Com certeza, é uma visitação obrigatória quando você for passear em São José dos Campos pela primeira vez.

Paróquia de São Dimas

As igrejas sempre fazem parte dos pontos turísticos que devem ser visitados em diversas cidades. É uma catedral com murais e vitrais coloridos, que tornam o passeio ainda mais belo.

Foi fundada no ano de 1951, essa é a primeira igreja dedicada a São Dimas, tanto no Brasil quanto na América do Sul. É um local fácil de chegar e de estacionar. O passeio é totalmente sem custo e está liberado tirar fotos do interior da catedral.

Parque Vicentina Aranha
Parque Vicentina Aranha

Parque Vicentina Aranha

Tombado como patrimônio histórico de São José dos Campos, o parque é composto por muita área verde e conta com várias atrações gratuitas. Música, cinema e teatro são apenas alguns exemplos do que é oferecido ao público.

Para quem gosta de correr, andar de skate ou bicicleta, pode aproveitar o espaço e ao mesmo tempo admirar a arquitetura. O parque fica aberto das 5h até as 22h.

Mirante do Banhado

Enquanto estiver procurando por casas à venda em São José dos Campos, há um ponto turístico que você não pode ignorar e precisa visitar. O Mirante do Banhado, como diz o próprio nome, está localizado no parque ecológico Banhado. 

Se trata de uma área de proteção ambiental que existe na cidade e o destaque do passeio é a vista que proporciona. Você vai poder assistir a um lindo pôr do sol ou observar uma enorme área verde, além de tirar fotos que, com certeza, vão fazer sucesso.

Parque Santos Dumont

Parques realmente não faltam em São José dos Campos. O Santos Dumont está na parte central da cidade e leva o nome do pai da aviação. Além da área verde, há espaço para prática de atividade física, pista de skate, parquinho infantil e até churrasqueiras, se quiser um momento especial com amigos ou família.

Conta também com um jardim japonês e uma réplica do avião 14 BIS, para quem quiser ver de perto. As atividades do Parque Santos Dumont começam a funcionar as 7h e se encerram às 16h45. Porém, se o intuito é caminhar ou correr, o local está aberto das 4h às 22h.

Praça Ulysses Guimarães

Quem está com intenção de morar em São José dos Campos, com certeza deseja conhecer áreas de lazer para levar os filhos ou o pet todos os dias. A Praça Ulysses Guimarães é uma opção interessante para quem gosta de um local com bastante árvores e espaço para as crianças brincarem.

Você pode optar por passear em São José dos Campos sozinho, com a família ou com o pet, além de aproveitar e conhecer a feirinha de artesanato que acontece por ali aos domingos.

Além de caminhar, as pistas grandes da praça permitem andar de bicicleta, porém, é preciso cuidado, pois há grande movimentação de crianças e pets na praça.

Ruas do Urbanova

O Urbanova é um bairro de São José dos Campos que possui vários condomínios fechados e ruas perfeitas para andar de bicicleta, skate, longboard ou simplesmente caminhar.

É uma região calma e de alto padrão, que vale a visita até para quem está procurando uma casa para morar.

Igreja da Matriz

Se estiver no centro da cidade, aproveite para conhecer a Igreja da Matriz. O destaque é a sua arquitetura, que permite fotos sensacionais tanto em seu interior quanto exterior. Dos fundos da igreja você consegue ter uma bela vista do Banhado.

A vantagem de visitar este ponto turístico de São José dos Campos é que você está no centro e próximo de outros locais interessantes, como o Mirante do Banhado e o Mercado Municipal.

 Museu de Arte Sacra

Outro passeio que não deve ser ignorado enquanto você estiver em São José dos Campos é o Museu de Arte Sacra. Está localizado no interior da Capela Nossa Senhora Aparecida e seu acervo contém imagens e itens religiosos importantes, datados dos séculos XVIII, XIX e XX.

Fica aberto de segunda a sábado e está localizado no centro da cidade, ou seja, pode aproveitar para conhecer outros pontos turísticos nas proximidades, como o Mercado Municipal, a Igreja Matriz e o Parque Santos Dumont.

Essas são as nossas 10 dicas de lugares para passear em São José dos Campos. Você já esteve em algum deles? Se sim, o que achou do local? Comente com a gente.

Aproveite para ver também uma relação de países que não exigem vistos de brasileiros e algumas dicas para viajar barato pelo Brasil.

A cidade de São José dos Campos conta com vários outros lugares que você precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *