O que fazer em Araçoiaba da Serra?

O que fazer em Araçoiaba da Serra?

Amantes da natureza e praticantes de balonismo estão entre os turistas que mais buscam por essa cidade, na região de Sorocaba, para passar horas de lazer. Mas se você não conhece, vamos agora explicar melhor o que fazer em Araçoiaba da Serra.

A cidade é um recanto cheio de mistérios, muita história e procurada por apreciadores do balonismo de todo o país. Localizada na região metropolitana de Sorocaba, Araçoiaba da Serra está a 117 quilômetros da capital. Para chegar até ela, pode-se seguir de Votorantim para Tatuí pela Rodovia Raposo Tavares, a SP-270.

Em 2019 o município foi classificado como de interesse turístico (MIT) e antigamente era conhecido pelos índios tupiniquins como o “esconderijo do Sol“, já que um morro local faz sobra na região.

O que tem para fazer em Araçoiaba da Serra?

Entre as atrações mais badaladas estão as ruínas do Morro de Araçoiaba, o Lago Municipal (no Parque Balneário Joubert A. Rocha) e a misteriosa presença de uma provável pirâmide inca nos arredores da cidade.

A descoberta de enormes jazidas de ferro, em 1591, fez com que a região desenvolvesse uma das primeiras usinas da siderurgia brasileira a partir do século XIX, graças à Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema.

Há também a ocorrência de cascatas e piscinas naturais dentro dos limites da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), situada a norte do perímetro urbano de Araçoiaba da Serra, com 5 mil hectares de florestas com trilhas, cachoeiras e lagos. Destino certo para amantes da natureza.

Os turistas também são agraciados com os pequenos riachos no chamado Vale das Furnas. Lá está o Ribeirão do Ferro, afluente do Rio Ipanema, abrangendo uma variedade de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. A Floresta Nacional de Ipanema ganha relevância tanto pela heterogeneidade ambiental quanto por se situar em uma área de tensão ecológica, entre o Cerrado e a Mata Atlântica.

Quem for a Araçoiaba da Serra com crianças pode aproveitar para visitar a Fazenda do Zoo, com 574 hectares, recebe visitas agendadas para grupos escolares específicos e também produz parte dos alimentos servidos aos animais do Parque Zoológico de São Paulo e do Zoo Safari.

Existe também a possibilidade de conhecer Araçoiaba pelos ares. A região é conhecida pela prática de balonismo, garças ao clima e relevo da região. Turistas interessados em voos panorâmicos pernoitam na rede hoteleira da cidade devido à programação dos balões, que decolam sempre muito cedo.

A região é tão recomendada para a modalidade esportiva que a 32ª edição do Campeonato Nacional de Balonismo aconteceu este ano em Araçoiaba da Serra.

Se você estiver na capital e tiver interesse em conhecer uma região nova, que tal aproveitar para dar uma passadinha em Araçoiaba?

Depois de descobrir o que fazer em Araçoiaba da Serra, aproveite também para ver mais detalhes sobre Alter do Chão e também entender quais são os seus direitos se o voo for cancelado.

Conteúdo original inspirado de SP Notícias, do governo de São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *