Quais são os melhores vinhos para comprar na Argentina?

melhores vinhos para comprar na Argentina

Os apreciadores desta maravilhosa bebida e, também os iniciantes no assunto, já devem ter ouvido falar da qualidade dos vinhos argentinos e na fama que eles têm como ótimos produtores.

Se você ainda não provou um dos melhores vinhos argentinos, saiba que os rótulos produzidos lá são premiados mundialmente.

Quais as principais uvas de vinhos argentinos?

Existem produtores espalhados por diversas regiões na Argentina, cada um com sua peculiaridade. Cada vinícola tenta trabalhar com as uvas que mais se adaptam a sua geografia. As principais são:

  • Para vinhos argentinos brancos: chardonnay, torrontés, chenin blanc e sauvignon blanc
  • Para vinhos argentinos tintos: malbec, cabernet sauvignon, merlot, tempranillo, bonarda, pinot noir e syrah

Principais regiões produtoras de vinhos na Argentina

Está planejando umas férias na Argentina ou apenas uma viagem rápida? Tente visitar uma vinícola nas regiões abaixo para apreciar bons vinhos:

  • Patagônia
  • La Rioja
  • San Juan
  • Salta
  • Mendoza

Se você está planejando suas próximas férias e quer saber quais são os melhores vinhos para comprar na Argentina, continue lendo, abaixo vamos apresentar alguns bons rótulos para trazer na mala.

Além de aproveitar a qualidade, você também tem a chance de aproveitar boas promoções e comprar bons vinhos argentinos, direto no local da produção. Se tiver oportunidade, tente visitar algum local de degustação para trazer os rótulos que mais harmonizam com o seu paladar.

Quais os melhores vinhos para comprar na Argentina?

A primeira dica é escolher por rótulos que você já conhece ou dentro do padrão (aroma, tipo de uva, safra, etc) que te agrade. Algumas pessoas preferem por vinhos suaves, outros doce e ainda tem aqueles que gostam dos secos.

Estes são apenas alguns detalhes para ter uma ideia da variedade de vinhos que você encontrará na Argentina. A regra acima só vale para quem já conhece ou provou algum vinho argentino ou tem alguma indicação.

Se esse não é o seu caso, podemos ajudar a decifrar os principais segredos e indicar quais são os melhores vinho para comprar na Argentina.

Para quem gosta dos vinhos tradicionais

A Argentina é conhecida pela tradição dos seus vinhos malbec. É este o tinto mais apreciado no país, consequentemente também o mais vendido.

Diversos fabricantes produzem vinhos a partir da uva malbec na Argentina, descubra alguns rótulos que você precisa degustar:

  • Alamos Malbec Catena Zapata – uma opção clássica e muito boa de malbec, tem um sabor encorpado e uma textura sedosa na boca. Vale o investimento
  • La Linda Bonarda – é de uma adega muito famosa e reconhecida por sua qualidade, a Luigi Bosca. Possui um sabor frutado e encorpado
  • Andeluna 1300 Malbec – com um sabor intenso e toques de chocolate e baunilha, essa é outra boa opção de vinho malbec tradicional
  • Postales del Fin del Mundo – essa é uma opção de malbec mais barata, mas que ainda assim preza pela qualidade. Para quem quer presentear e tem um orçamento mais apertado, esse vinho é uma ótima opção
  • Rutini Wines Colección Malbec – esse é um bom destaque entre os melhores vinhos para comprar na Argentina. Com aromas de ameixa, tabaco e café, esse malbec foi premiado com um dos melhores do ano pela renomada revista Wine Spectator

Para quem gosta de novidades e tendências

Não são só os vinhos malbec que fazem da Argentina uma excelente produtora. Outras opções também estão nas prateleiras e merecem ser provadas. Veja algumas dicas:

  • Callia Cabernet Sauvignon – intenso e com sabor leve, pode ser encontrado por bons preços e vai agradar os que gostam desse tipo de vinho
  • Latitud 33 Cabernet Sauvignon – para os que gostam de vinhos fortes, esse é um excelente rótulo e é bem famoso aqui no Brasil
  • Terrazas Reserva Chardonnay – uma ótima opção de vinho branco argentino, ele é refrescante e tem aroma frutado
  • Benjamin Nieto – outra opção de vinho branco chardonnay. Originário de Mendoza, ele possui preços acessíveis e um aroma frutado leve

Alguns dos melhores vinhos argentinos de todos os tempos

Se você é do tipo que não dispensa um bom vinho pelo seu valor, vamos indicar algumas opções reconhecidas internacionalmente por sua qualidade, mas que demandam um orçamento bem avantajado.

  • Aleanna Gran Enemigo Gualtallary Single Vineyard 2012 – este vinho argentino foi considerado o melhor da América do Sul, ele é produzido na região de Mendoza
  • Familia Zuccardi Finca Piedra Infinita 2014 – esse vinho 100% malbec é um dos mais importantes da Argentina. Ele é bem estruturado e tem uma acidez acentuada
  • Per Se Volare del Camino 2014 – esse é um vinho argentino puro malbec com aroma frutado, raramente encontrado no Brasil. Ou seja, se você tiver a possibilidade de trazer uma garrafa, não deixe a oportunidade passar

O vinho torna tudo possível!

George R. R. Martin

Onde posso comprar os melhores vinhos na Argentina?

Ao passear pela Argentina, você terá a possibilidade de comprar bons vinhos em casas especializadas ou mesmo nos supermercados, tudo dependerá de quais rótulos estiver buscando.

É bom ficar atento às regras de transportes da companhia aérea que estiver voando e o número de garrafas permitidas pela alfândega do Brasil, evitando assim problemas no seu retorno.

Lembre-se: os melhores vinhos que você for comprar na Argentina precisam de alguns cuidados especiais para garantir um transporte seguro e sem imprevistos.

  • Envolva cada garrafa em jornais
  • Se possível, depois envolva elas em plástico bolha
  • Por fim, isole elas entre as roupas, para que não sofram impactos

Aproveite sua viagem para provar novos vinhos

A Argentina possui centenas de rótulos premiados, com uma qualidade excepcional, ideais para celebrar os bons momentos. Se você gosta de apreciar uma boa taça, não deixe de conhecer novos sabores.

Na sua próxima viagem à Argentina, aproveite essa nossa listinha dos melhores vinhos para comprar e traga bons rótulos para casa.

Se tiver uma oportunidade de ir a uma importadora de vinhos aqui no Brasil, aproveite para levar um destes rótulos para casa para saborear e completar a sua adega.

Abaixo seguem algumas empresas parceiras do Intercâmbio Cultural. Ao fazer qualquer compra ou reserva com elas nós recebemos uma pequena comissão e assim continuamos a executar o nosso trabalho com muita qualidade.

Cupom de 10% de desconto na sua primeira compra no Submarino aqui >> VEM10

Participe, deixe seu comentário, gostaria de saber mais detalhes sobre algum rótulo em especial? Se tiver mais dicas sobre quais são os melhores vinhos para comprar na Argentina para os nossos leitores, deixe abaixo a sua opinião.

Temos aqui também um roteiro bem interessante com dicas sobre o que fazer na cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro..

Além de ler sobre os melhores vinhos da Argentina, veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *