Quanto custa deixar barco em marina?

Quanto custa deixar barco em marina?

Os amantes da vida marítima sempre sonham em ter sua própria embarcação e navegar para locais paradisíacos, desertos e também aproveitar locais bem badalados. Se identificou? Junto com as alegrias, vem também as preocupações, principalmente sobre onde guardar seu veículo com segurança.

Quem tem um barco, lancha ou jet ski sabe que há várias despesas envolvidas para ser proprietário desses itens. Um desses gastos frequentes é relativo à marina escolhida para deixar a embarcação. Sendo assim, se você pretende comprar um desses veículos, é fundamental saber quanto custa deixar barco em marina.

O que é uma marina de barcos?

A primeira coisa que você deve saber é o que é uma marina de barcos. Afinal, se precisará deixar seu barco, lancha ou jet ski neste local, é importante saber como funciona esse serviço.

A marina é um tipo de centro portuário recreativo usado principalmente por botes recreacionais e iates privados. Ela possui, normalmente, corredores primários e secundários que permitem o acesso às embarcações atracadas no porto. Nesses centros portuários, também é possível encontrar serviços como venda de combustível, lavagem de barcos e manutenção de embarcações.

Contudo, é importante considerar que cada marina oferece seus próprios serviços, tem seus custos e regras. E dentre os serviços mais procurados está o de “estacionamento”, que seria o custo para atracar a embarcação, seja por alguns dias ou por até vários meses.

Em todo caso, você pode ver a marina como uma garagem de barco, garagem náutica ou estaleiro, considerando que este local vai além de um simples estacionamento, oferecendo vaga para embarcações e vários outros serviços complementares. 

Quanto custa deixar barco em marina?

Uma dúvida muito comum de quem pretende comprar um barco, jet ski ou lancha é sobre quanto custa deixá-los em marina. Como já mencionado, uma marina é um local que oferece inúmeros serviços, além da garagem ou estacionamento. Logo, o investimento diário e mensal dependerá muito do local escolhido para isso. 

Outro fator que influencia muito no preço é o tamanho da embarcação. Por exemplo, um barco pequeno que possui apenas 23 pés pode ter um custo médio mensal de R$ 690 para ficar atracado em marina. Contudo, o preço varia bastante dependendo da região e do conjunto de serviços incluídos.

Geralmente, quem tem uma embarcação pequena consegue guardá-la facilmente em casa. Mas no caso dos grandes é fundamental calcular os custos pela vaga do barco em marina. Lembrando que algumas oferecem vagas com e sem cobertura.

Além disso, é importante considerar que a limpeza do barco, serviços para ligar o motor da embarcação semanalmente, entre outros complementares, podem ser contratados em uma marina, o que resultará no acréscimo de valores. 

Quanto custa marina para jet ski?

Se você tem um jet ski e está pensando em procurar pelos serviços de uma marina, saiba que o valor necessário vai variar de acordo com o serviço que pretende contratar. No caso da garagem, que é um das maiores necessidades dos proprietários, o custo muda conforme o tamanho, características da vaga contratada e dos serviços que serão inclusos, como ocorre no caso de embarcações maiores.

É importante considerar que a escolha da marina não deve ser baseada apenas em preço, assim como a decisão de comprar uma embarcação também não pode ser apenas por uma promoção.

Comprar e manter uma embarcação em perfeito estado pode custar caro, mas vale muito a pena considerando todas as memórias, experiências e momentos que você terá com o barco, lancha ou jet ski.

No caso da escolha da marina, é fundamental considerar os serviços oferecidos pelo centro portuário, afinal, uma embarcação precisa de manutenção preventiva, ligar o motor semanalmente, limpeza, abastecimento com combustível, entre outros.

Qual é a diferença entre marina e garagem náutica?

Algumas pessoas procuram por garagens náuticas acreditando que trata-se do mesmo serviço oferecido por uma marina. Na verdade, uma marina oferece o serviço de garagem náutica, mas vai além disso.

A marina é um centro portuário onde é possível contar com diversos serviços para embarcações, além de atendimento, disponibilidade, localização privilegiada, entre outras coisas.

Já uma garagem náutica serve apenas para guardar uma embarcação, sem ter nenhum serviço agregado. Trata-se de algo mais simples, uma espécie de estacionamento.

Por exemplo, a Marina Imperial fica no litoral norte de São Paulo e oferece inúmeros serviços com uma infraestrutura adequada, segurança especializada e localização privilegiada, próxima ao Rio Juqueriquerê, na região de Caraguatatuba.

Além disso, a Marina Imperial conta com pier flutuante, vaga coberta, posto de abastecimento para embarcação, serviço de bote, despachante naval, estacionamento próprio, seguro, manutenção e mecânica, socorro náutico, área de lazer, materiais de salvatagem e toda a infraestrutura necessária como restaurante, bebidas e gelo. 

Esse é um exemplo do quanto o serviço oferecido por uma marina é muito mais completo e especializado em embarcações recreativas. A estrutura desses lugares é pensada no lazer e no bem-estar dos visitantes.

Onde encontrar estacionamento de barcos?

Por fim, para aqueles que procuram por estacionamento de barcos, saiba que é possível encontrar vaga em marina para estacionar barco, lancha e jet ski com pequenas pesquisas na internet.

Uma forma rápida e prática é entrar no buscador e pesquisar por “marina em Caraguatatuba” e “marina no litoral norte de São Paulo”, entre outras, por exemplo.

Sempre tenha em mente as suas necessidades, o tamanho da embarcação e o tempo que vai necessitar para uso e leve isso para a mesa de negociação e tente conseguir o melhor custo benefício.

Depois de resolver sobre o armazenamento do seu bem, é hora então de montar bons roteiros, avaliar a necessidade de autorização e aproveitar bons momentos em locais paradisíacos.

Aproveita e conta aqui para nós, o que te levou a decidir sobre a compra desta embarcação? Quais foram os momentos mais inusitados vividos com ela? Estamos curiosos por saber mais detalhes sobre essas suas experiências incríveis.

Aproveite para ler também:

O que fazer em Paraty?

Quais são as melhores praias de Pernambuco?